Bote Fé Teresina marcou a passagem da Cruz e Ícone de Nossa Senhora na Arquidiocese

15:31Renovação Carismática Católica no Piauí



A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora saíram logo cedo da cidade de Campo Maior, e vieram em peregrinação para Teresina, onde desfilou em carro aberto pela capital do Piauí até chegar ao Atlantic City, local onde aconteceu a Missa de acolhida, que foi celebrada por Pe. Tony Batista, administrador diocesano.



O calor que era intenso comparou-se à emoção e a alegria dos jovens e uma “deixa” para que Pe. Tony Batista convidasse a todos para oferecer este sacrifício: “O nosso sacrifício não é nada diante do sacrifício de Jesus na Cruz. Vamos assumir este calor daqui como penitência, como uma forma de união aos sofrimentos da Cruz do Senhor.”

Diálogo Fé e Razão e Trio Elétrico

debate Aconteceu, na tarde de sexta-feira (16), durante o Bote Fé Teresina, no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí, o encontro universitário que teve como tema “Criação e Evolução: Dialogo entre Fé e Razão”. Iniciou- se com um breve histórico da cruz dos jovens, feito pela professora Lourdinha, explanando como a cruz iniciou a peregrinação e a importância de sua passagem. Formou-se em seguida a mesa, composta pelo Prof. Jose Pimentel de Lima, Prof. Paulo Humberto Nunes, Prof. e Pe. Wellistony Viana, Prof. e Pe. Clodomiro de Sousa e Silva, Prof. Gerson Albuquerque e a professora coordenadora do evento Ana Beatriz Ferraz. 

Um momento de grande emoção e fé, foi a chegada da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora ao Cine Teatro da UFPI.

Logo após a passagem entre os universitários, os Símbolos da JMJ percorreram as ruas de Teresina em mais uma manifestação pública de Fé, mas desta vez de uma forma inusitada, bem típica da alegria do nordeste. Atrás do carros dos bombeiros que levavam a Cruz e o Ícone, havia uma pequena multidão que seguia um trio elétrico, na alegria da juventude, que contagiava o povo por onde passavam.

E a festa continuou logo após o passeio pela cidade, com shows realizados por bandas locais e encerrou a noite com uma Vigília, desta vez em prol das vocações. A Vigília vocacional foi realizada na Catedral Nossa Senhora das Dores, que terminou só no sábado pela manhã. Disposição, amor e alegria, marcas registradas do Bote Fé Teresina!

Visita à penitenciária feminina e à Vila Ir. Dulce

Do lugar onde se espera a 'condenação', o 'castigo', o 'pagamento da pena', reinou por alguns momentos a Redenção, o Perdão, a Misericórdia, a Liberdade! A penitenciária feminina de Teresina foi mais um dos locais por onde os Símbolos da JMJ - a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora - percorreram na tarde de sábado (17), o último dia na Capital. 

Mulheres jovens, adultas, mães que por diversos motivos vieram parar ali, mas que puderam experimentar o consolo da Cruz e a ternura da Mãe de Deus. O Ícone foi aplaudido ao entrar no Centro Esportivo onde foi realizado uma celebração organizada pela Pastoral Carcerária de Teresina e presidida pelo Pe João Paulo.

Mais uma vez a Cruz e o Ícone percorrem as ruas de Teresina, deixando rastros de Esperança para os pequeninos do Evangelho: "Estive preso e fostes me visitar (...) todas as vezes que fizestes isto a um dos pequeninos, foi a Mim que o fizeste" (cf Mt 25, 31ss). 

Após a visita na penitenciária os Símbolos seguiram em direção a uma das maiores Vilas do Brasil - Vila Irmã Dulce, onde percorram vários lugares atraindo uma pequena multidão que não se intimidou com o sol e com o calor intenso, tudo para caminhar e estar ao lado da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cuja devoção em Teresina é muito forte e tem muitos fiíeis em toda região.

O evento seguiu com seu o momento de maior concentração que foi a Santa Missa e o Show Bote Fé que contou com a presença de bandas nacionais e locais.

Fonte: Jovens Conectados, adaptado

Matérias relacionadas

0 comentários

Flickr Images

Formulário de contato