Artigos

Os Jovens e a Síndrome do SuperMan

12:29Renovação Carismática Católica no Piauí

Por Fabíola Goulart*

Ao navegar no Youtube a caça de novas músicas para montar a trilha sonora do meu dia de trabalho encontrei uma canção que me intrigou bastante. A música não é católica e nem é super conhecida das rádios brasileiras (sim, ela é internacional). A canção chama-se “Superman”, da banda Five For Fighting, mas a versão que encontrei é da banda Boyce Avenue (bem acústico, do jeito que eu gosto hehe). Tá bom, Fabíola, mas o que tem essa música de tão intrigante?

A canção é como se fosse do Superman (sim, o super herói dos quadrinhos, cinema, televisão, e tudo o mais que pode ser consumido pelo homem, mas a questão não é essa). Nela, o grande herói mostra a sua “humanidade” (eu sei que, na história, ele veio de outro planeta :P, mas entendeu o raciocínio né?). Nela, ele diz que está cansado de só fazer aquilo que as pessoas esperam dele, de parecer forte o tempo todo, que ele também fica triste e afirma que é apenas “um homem numa capa vermelha engraçada, buscando por algo especial dentro de mim”.

Bem, sou membro engajada da Renovação Carismática Católica há nove anos e envolvida na evangelização da juventude há 11, desde o meu primeiro contato com um grupo de jovens. Neste período, as missões são incontáveis. Quantos retiros os meus olhos já acompanharam, quantas adorações os meus joelhos já sentiram ou quantos jovens, homens e mulheres, já passaram pela minha vida eu não conseguiria dizer. Em meio a este estado permanente de missão que escolhi viver, existem momentos de “sobe e desce” em nossa empolgação juvenil. Somos jovens, temos desafios, incertezas, inseguranças e a pergunta “O que devo fazer?” é uma constante que inquieta o nosso coração. Ao ouvir a música e prestar atenção em sua letra, fiz a minha própria interpretação, talvez interessante, talvez idiota (é você quem vai decidir).

Quantas vezes vestimos o papel de Super Jovem? Seja em casa, na família cheia de problemas em que precisamos ser fortes e carregamos toda a responsabilidade pela harmonia do nosso lar. Seja na escola, faculdade ou no trabalho, quando construímos um alter-ego, como o desajeitado Clark Kent fez, para que afastemos as pessoas de nossas dores, limitações e humanidades. Seja na Igreja, quando, em busca do tão sonhado Céu, queremos ser perfeitos, sem angústias, sem quedas, jovens de aço que não ficam cansados, decepcionados, perdidos de vez em quando. Veja bem, não estou dizendo que não devemos almejar essas coisas. Elas fazem parte do nosso caminho de santidade, de querer sempre ser melhor, para Deus e para os irmãos. O problema é quando não nos permitimos as lágrimas, quando sufocamos a voz do nosso coração que busca consolo, carinho, direção. O perigo mora em se achar suficiente, pois podemos tudo, afinal, somos super jovens. Jovem, você não é “menos santo” só porque vive um momento difícil ou porque tem dúvidas e inseguranças. Não é fácil ser jovem, e Jesus sabe disso. Ele, mais do que ninguém, sabe o que acontece no seu coração. Mesmo que você se esforce para que pareça ser de aço para todos, Cristo tem ouvido os questionamentos do seu coração e ele diz: Tudo bem, sei que tu és fraco, mas Eu te faço forte!

Que tal a gente começar a ser um pouco mais com o Superman da música, entregando as nossas misérias a Deus, e deixar que Ele seja o nosso “super herói”? Eu não tenho super poderes, mas sei que Ele tem tudo que preciso para ser o jovem forte que preciso ser. Quero ser um pouco menos Superman, e mais filha de Deus. Afinal, não somos todos homens e mulheres de “capas vermelhas engraçadas”, buscando por algo especial dentro de nós? Alguns já encontraram esse algo especial, e você?

Ahhhhh... E este é o link da música (com tradução e tudo):http://letras.mus.br/boyce-avenue/1907623/#traducao

--
*Fabíola é coordenadora estadual do Ministério de Comunicação Social da RCCSC
Este texto foi postado no blog do MJ estadual de SC

Matérias relacionadas

0 comentários

Flickr Images

Formulário de contato